Na história – De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Fluminense se enfrentaram 17 vezes na história. O retrospecto aponta quatro vitórias do Avaí, três empates e dez vitórias do Fluminense. O Avaí fez 13 gols e sofreu 28.
Primeiro jogo – O primeiro confronto entre Avaí e Fluminense ocorreu no dia 18 de maio de 1958, em partida amistosa. Vitória do Fluminense por 4 a 0. Os gols foram anotados por Mário, Almir (2x) e por Escurinho. O árbitro do jogo, realizado no saudoso Estádio Adolfo Konder, foi Fausto Correia.
Último confronto – Foi no dia 15 de março de 2018, em partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Vitória do Avaí, por 1 a 0, com gol de Lourenço, aos 32`2T. A bola rolou no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis. Na ocasião, o árbitro foi Vinicius Gonçalves Dias Araujo.
Vitórias do Avaí – Foram quatro. A primeira vitória do Avaí na história dos confrontos foi no dia 20 de junho de 2009. Em partida realizada na Ressacada, o Avaí venceu por 3 a 2. O confronto foi válido pela Série A. Os gols do jogo foram anotados por Muriqui, Marquinhos Santos e Leo Gago, para o Avaí, e Fred (2x) para o Fluminense. O árbitro do jogo foi Paulo César de Oliveira, de São Paulo. A segunda foi em 8 de agosto de 2015, na Ressacada. Gol de André Lima, aos 6`1T. O árbitro foi Thiago Duarte Peixoto, de São Paulo-SP. Já a terceira, foi em em 1º de março de 2018, pela Copa do Brasil, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, com gol de Ibañez, aos 10’1T, para o Fluminense, e por André Moritz, aos 42’1T e Rômulo, aos 30’2T, para o Avaí. O árbitro na ocasião foi Leandro Bizzio Marinho – SP (CBF). A última foi no dia 15 de março de 2018, em partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Vitória do Avaí, por 1 a 0, com gol de Lourenço, aos 32`2T. A bola rolou no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis. Na ocasião, o árbitro foi Vinicius Gonçalves Dias Araujo.
Próximo jogo – Será em 02 de setembro de 2019, às 20h, no Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ. A partida é válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Estará no apito o árbitro Raphael Claus, que será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e por Alex Ang Ribeiro.