Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Chapecoense se enfrentaram 164 vezes na história. O retrospecto aponta 56 vitórias do Leão, 47 empates e 61 vitórias do time de Chapecó. O Avaí fez 194 gols e sofreu 184.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Chapecoense ocorreu no saudoso Estádio Adolfo Konder em um jogo pelo Campeonato Catarinense, no dia 27 de novembro de 1974. Empate em 1 a 1, com Toninho marcando para o Leão, e Xaxim para a Chapecoense. O árbitro foi Pedro Zimmer, de Santa Catarina.
Último confronto – Ocorreu em 14 de janeiro de 2023, em disputa válida pela 1ª rodada do Campeonato Catarinense Fort 2023. Vitória da Chapecoense, pelo placar de 1 a 0, com gol de Perotti, aos 7`2T. A bola rolou às 16h30, em disputa realizada na Arena Condá, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. Esteve no apito o árbitro Gustavo Ervino Bauermann, auxiliado por Clair Dapper e por Deise Genoefa Bellaver. Quarto árbitro Samuel Soares. Analista de desempenho Claudemir Maffessoni.
Próximo confronto – Será em 12 de maio de 2023, em disputa válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2023. A bola vai rolar às 21h30, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, Santa Catarina. Estará no apito o árbitro Jean Pierre Goncalves Lima-RS, auxiliado por Michael Stanislau-RS e por Eduardo Goncalves da Cruz-MS. Quarto árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne-SC. Assessor Cleiber Elias Leite-GO. Árbitro de vídeo Emerson de Almeida Ferreira-MG. AVAR Marcus Vinicius Gomes-MG. Observador de VAR Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro-SC.