Na história – De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselho Deliberativo do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Brasil-RS se enfrentaram 14 vezes na história. Foram seis vitórias do Avaí, cinco empates e três vitórias do Brasil de Pelotas. O Leão fez 25 gols e sofreu 21.
Primeiro jogo – Foi no dia 31 de maio de 1955, no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. Vitória do Brasil por 6 a 2, em partida amistosa. Os gols do jogo foram anotados por Bolão e Jacó, para o Avaí, e por Caizé, Gita (2x), Seara, Bentinho e Cabral, para o Brasil-RS. O árbitro foi Armando Jorge, do Rio Grande do Sul.
Maior goleada – 7 a 2, vitória do Avaí. Foi no dia 1ª de setembro de 1996 (aniversário do Avaí), em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Os gols do jogo realizado no estádio da Ressacada, em Florianópolis, foram anotados por Paulo César (2x), Claudiomir (3x), João Carlos e Wilcemar, para o Avaí, e por Luizinho e Elton Correia, para o Brasil-RS. O árbitro na ocasião foi o Paranaense Valdemar Roberto Fonseca.
Último confronto – Foi no dia 7 de março de 2019, em compromisso válido pelo segunda fase da Copa do Brasil 2019. Vitória do Avaí, pelo placar de 2 a 0, em disputa realizada no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis-SC. Os gols foram anotados por Daniel Amorim, aos 2`2T e aos 12`2T. O árbitro na ocasião foi Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, auxiliado por Oberto da Silva Santos e por Kildenn Tadeu Morais de Lucena. O quarto árbitro foi Fernando Henrique de Medeiros Miranda e o analista de campo Vayran da Silva Rosa.
Próximo jogo – Será no dia 6 de outubro de 2020, em disputa válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020. A bola vai rolar às 19h15, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis-SC. Estará no apito o árbitro Antonio Dib Moraes de Sousa, auxiliado por Mauro Cezar Evangelista de Sousa e por Alisson Lima Damasceno. O trio é do Piauí. O quarto árbitro será Richard Werner Floter e o analista de campo Cantucho João Setúbal. Ambos de Santa Catarina.