Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Chapecoense se enfrentaram 165 vezes na história. O retrospecto aponta 56 vitórias do Leão, 47 empates e 62 vitórias do time de Chapecó. O Avaí fez 195 gols e sofreu 188.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Chapecoense ocorreu no saudoso Estádio Adolfo Konder em um jogo pelo Campeonato Catarinense, no dia 27 de novembro de 1974. Empate em 1 a 1, com Toninho marcando para o Leão, e Xaxim para a Chapecoense. O árbitro foi Pedro Zimmer, de Santa Catarina.
Último confronto – Ocorreu em 12 de maio de 2023, em disputa válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2023. Vitória da Chapecoense-SC, pelo placar de 4 a 1, com gols de Julio Cesar, aos 44’2T, para o Avaí, e por Alisson Farias, aos 7’1T, Rodrigo, aos 11’2T, Bruno Nazario, aos 45+4'2T e aos 45
+10’2T. A bola rolou às 21h30, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, Santa Catarina. Esteve no apito o árbitro Jean Pierre Goncalves Lima-RS, auxiliado por Michael Stanislau-RS e por Eduardo Goncalves da Cruz-MS. Quarto árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne-SC. Assessor Cleiber Elias Leite-GO. Árbitro de vídeo Emerson de Almeida Ferreira-MG. AVAR Marcus Vinicius Gomes-MG. Observador de VAR Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro-SC.
Próximo confronto – Será em 27 de agosto de 2023, em disputa válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2023. A bola vai rolar às 15h45, na Arena Condá, em Chapecó, Santa Catarina. Estará no apito o árbitro Joao Vitor Gobi-SP, que será auxiliado por árbitro assistente 1 Daniel Luis Marques-SP e árbitro assistente 2 Gustavo Rodrigues de Oliveira-SP. Quarto árbitro William Machado Steffen-SC. Assessor Claudio Jose de Oliveira Soares-RJ. Árbitro de vídeo Carlos Eduardo Nunes Braga-RJ. AVAR Flavio Gomes Barroca-RN. Observador de VAR Rodrigo Pereira Joia-RJ.