Na história – De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Cruzeiro se enfrentaram doze vezes na história. O retrospecto aponta uma vitória do Avaí (Avaí 1×0 Cruzeiro), oito empates (Cruzeiro 2 x 2 Avaí / Mineirão, Avaí 2 x 2 Cruzeiro / Ressacada, Avaí 0 x 0 Cruzeiro / Ressacada, Cruzeiro 1 x 1 Avaí / Mineirão, Avaí 1×1 Cruzeiro / Ressacada, Cruzeiro 2 x 2 Avaí / Mineirão, Avaí 2×2 Cruzeiro / Ressacada e Cruzeiro 0 x 0 Avaí / Mineirão) e três vitórias do Cruzeiro (Cruzeiro 1 x 0 Avaí / Mineirão, Avaí 0 x 5 Cruzeiro / Parque do Sabiá, e Avaí 1 x 2 Cruzeiro / Ressacada). O Avaí fez 12 gols e sofreu 18.
Primeiro jogo – O primeiro confronto entre Avaí e Cruzeiro ocorreu no dia 27 de junho de 2009, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Vitória do Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Zé Carlos. O árbitro do jogo, realizado no Mineirão, foi Jaílson Macedo Freitas, da Bahia.
Último confronto – Ocorreu em 18 de novembro de 2019, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em disputa válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, empate em 0 a 0. A bola rolou às 20h. Esteve no apito Diego Pombo Lopez, auxiliado por Eduardo Goncalves da Cruz e por Elicarlos Franco de Oliveira. O quarto árbitro foi Antonio Marcio Teixeira da Silva.
Próximo jogo – Será no dia 25 de setembro de 2020, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A disputa é válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. A bola vai rolar às 21h30. Estará no apito Alexandre Vargas Tavares de Jesus, que será auxiliado por Thiago Rosa de Oliveira e por Daniel do Espirito Santo Parro. O trio é do Rio de Janeiro. O quarto árbitro será Ronei Candido Alves e o analista de campo o Sr. Carlos Henrique Tosta.