Na história – De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Guarani-SP se enfrentaram treze vezes na história. O retrospecto aponta cinco vitórias do Leão da Ilha, três empates e cinco vitórias do Guarani-SP. O Avaí fez 20 gols e o Guarani 24 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Guarani aconteceu em 26 de fevereiro de 1984, no estádio Brinco de Ouro, em disputa válida pelo Campeonato Brasileiro Série B. Vitória do Guarani pelo placar de 3 a 2. Os gols do jogo foram anotados por Branco e Jorge Lopes, para o Avaí, e por Neto, Chiquinho Carioca e Romulo, para o Guarani.
Último confronto – Foi no dia 25 de outubro de 2020 (domingo), em disputa válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020. A bola rolou às 18h15, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, São Paulo. Vitória do Guarani-SP, por 2 a 1, com gols de Todinho, aos 34’1ºT e por Romercio, aos 31’2ºT, para o Guarani-SP, e por Alan Costa, aos 40’2ºT, para o Avaí. A arbitragem esteve à cargo de Marielson Alves Silva, auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e por Jose Carlos Oliveira dos Santos. Todos são da Bahia. O quarto árbitro Adriano de Assis Miranda, de São Paulo.
Próximo jogo – Será no dia 23 de janeiro de 2021, em disputa válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020. A bola vai rolar às 18h30, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis-SC. Estará no apito o árbitro Diego Pombo Lopez, auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e por Jose Carlos Oliveira dos Santos. O trio é da Bahia. O quarto árbitro William Machado Steffen e o analista de campo Vayran da Silva Rosa.