Na história – De acordo com o pesquisador e presidente do conselheiro deliberativo do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Náutico-PE se enfrentaram 14 vezes na história. O Avaí venceu sete, perdeu cinco e empatou outras duas. O Leão fez 19 gols, contra 19 da equipe pernambucana.
Primeiro jogo – Foi no dia 10 de setembro de 2002, em Recife. O Avaí venceu a partida por 2 a 0, no estádio dos Aflitos.
Último confronto – Ocorreu no dia 12 de novembro de 2016. Jogando no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), o Avaí venceu o Náutico-PE pelo placar de 3 a 0, em disputa válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B daquele ano. Os gols da vitória avaiana foram anotados por Marquinhos, aos 24`1T e aos 47`1T, e Romulo, aos 6`2T.
Próximo jogo – Será no dia 8 de agosto de 2020, em disputa que marca a estreia das equipes no Campeonato Brasileiro da Série B 2020. A bola vai rolar às 19h, no estádio da Ressacada. A arbitragem estará a cargo de Alexandre Vargas Tavares de Jesus, que será auxiliado por Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sa e por Thiago Gomes Magalhães. O quarto árbitro será Edson da Silva, e o analista de campo o Sr. Cantucho João Setúbal, ambos de Santa Catarina.