Na história – De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Vila Nova se enfrentaram 18 vezes na história. O retrospecto aponta onze vitórias do Leão, dois empates e cinco vitórias do time goiano. O Avaí fez 29 gols e sofreu 20.
Primeiro jogo – Foi no dia 9 de outubro de 1999, no estádio Serra Dourada. Vitória do Vila Nova por 2 a 0.
Último confronto – Ocorreu em 6 de junho de 2021, às 20h30, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis-SC, pela 2º rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2021. Empate em 1 a 1, com gols de Bruno Silva, aos 3’2ºT, para o Avaí e Renan Mota, aos 38’2ºT, para o Vila Nova-GO. Esteve no apito o árbitro Salim Fende Chavez, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e por Evandro de Melo Lima. Trio de São Paulo. Quarto árbitro William Machado Steffen e analista de campo Cantucho João Setúbal.
Em Brasileiro – Avaí e Vila Nova se enfrentaram todas as vezes pelo Campeonato Brasileiro Série B. Sete jogos foram em Goiânia, onde o Avaí venceu duas e perdeu cinco. Os outros onze jogos ocorreram na Ressacada.
Próximo jogo – Será no dia 25 de agosto de 2021, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, Goiás. A bola vai rolar às 16 horas, em compromisso válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2021. Estará no apito o árbitro Douglas Marques das Flores, auxiliado por Alberto Poletto Masseira e por Amanda Pinto Matias. Trio de São Paulo.
Quarto árbitro Anderson Ribeiro Gonçalves e analista de campo Cleiber Elias Leite. Árbitro de vídeo Marcio Henrique de Gois. AVAR Rejane Caetano da Silva. Observador de VAR, Marcos Andre Gomes da Penha.