
Um visitante mais do que especial esteve no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), na tarde desta terça-feira (10/08), momentos antes da partida entre Avaí e Guarani-SP, válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2021.
O presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, recepcionou, na sala da presidência, o cabo reformado, – da Polícia Militar de Santa Catarina -, Osvaldo da Silva Primeiro. Ele é o torcedor vivo mais antigo que o Clube tem conhecimento.
Seu Osvaldo, prestes a completar 108 anos, conversou por mais de uma hora com Battistotti, relembrando jogos memoráveis onde esteve torcendo e vibrando pelo Avaí, time do seu coração. Quando o gerente de futebol Marquinhos Santos entrou na sala, Seu Osvaldo logo declarou: “Vamos ser campeões! Estamos com uma equipe boa. Vamos subir para a Série A!”.
Nascido em Florianópolis, em 10 de outubro de 1913, aposentou-se da Polícia Militar em 1967, quando entrou para a reserva depois de servir por 24 anos, três meses e três dias. Por mais de 20 anos, também foi diretor da escola de Samba Copa Lord.
Acompanhado por três netos (Amanda, Helen e Fábio) e por uma filha (Renata), Seu Osvaldo foi homenageado pelo Avaí, oportunidade em que recebeu das mãos de Battistotti uma camisa oficial personalizada com o número 108 e o nome OSVALDO. Um kit com produtos oficiais também foi ofertado, em forma de reconhecimento pelos serviços prestados à PM e ao Amor Incondicional pelo Avaí F.C.
“É uma honra muito grande poder receber o Seu Osvaldo e homenageá-lo em nome do Avaí por ser ele um torcedor que sempre acompanhou o Avaí, até mesmo momentos antes da pandemia da Covid-19. Logo teremos público nos estádios e vamos convida-lo para assistir a mais um jogo na Ressacada”, destacou Battistotti.
Encantado pela fala mansa, lucidez e conhecimento, Battistotti propôs uma visita da TV Avaí na residência do Seu Osvaldo, prontamente aceita por ele. “Queremos documentar sua história para colocar em nosso museu”, finalizou Battistotti.
O cabo Osvaldo se casou duas vezes. Com as esposas, já falecidas, teve 10 filhos. A mais velha, infelizmente, também partiu. Além dos outros 9 filhos, são 33 netos, 34 bisnetos e 2 trinetos.








