O Centenário do Avaí, que será comemorado em 2023, estará em um livro que começa a ser preparado pelos historiadores Adalberto Jorge Kluser, Felipe Matos e Spyros Apóstolo Diamantaras. A autorização para pesquisa e elaboração da obra foi assinada pelo presidente Francisco José Battistotti ao final da Live de lançamento da nova camisa número um do clube e o trabalho começa a partir de agora.
O trio de historiadores já foi responsável pela elaboração do Almanaque dos 90 anos de histórias do clube, oportunidade em que foi muito bem recebido por torcedores. À época do lançamento, vimos filas para a compra do Almanaque, cujo título foi “O Time da Raça – Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube”.
A ideia é fazer um livro contando a história dos 100 anos, detalhando na medida do possível, tudo o que serviu para engrandecer a história do clube nesse primeiro século de vida. Abranger itens como jogos, gols, conquistas, personalidades, jogadores, treinadores e todos que fizeram parte da história avaiana, além de ressaltar fatos que contribuíram para a sociedade como um todo.
O presidente Battistotti disse que esta obra ficará eternizada por conter a belíssima história de 100 anos do Avaí Futebol Clube. Uma história rica em detalhes, jogos históricos, conquistas fantásticas. Um Centenário que está na história do futebol brasileiro e na lembrança de todos os avaianos. “Vamos resgatar tudo isso que foi construído, fruto do sangue e do suor derramados por muitos avaianos”, destacou.
Segundo o historiador Spyros Diamantaras, também presidente do Conselho Deliberativo do clube, a obra será um marco para a história do Leão da Ilha. “Temos quase todas as informações, material visual resgatado. E ainda mais três anos para completar este relato. O clube dá uma largada importante para o projeto. Será um sonho realizado”, completou.