
Todas as quintas-feiras, o Avaí Futebol Clube publica em seu site oficial e nas redes sociais oficiais uma matéria lembrando um ex-atleta ou um fato que marcou a história centenária do clube. Vamos trazer craques do passado e do presente, relembrando aqueles que nos deram muitas alegrias vestindo as cores azul e branco.
Na estreia deste material de resgate histórico, no dia 26 de fevereiro, o leitor pôde acompanhar um pouco da história de Rogério Ávila dos Santos, o simplesmente Rogério Ávila. Clique AQUI.
Na segunda edição, vamos relembrar com carinho CAVALLAZZI, o Garoto de Ouro!
Milton Cunha Cavallazzi, ou simplesmente Cavallazzi, nasceu no dia 22 de janeiro de 1945, em Florianópolis-SC. Estreou aos 17 anos, tendo jogado no período de 1963 até 1967 e em 1970 e 1971. Atuava como meia-atacante, camisa 10. Foram 250 jogos oficiais. O Garoto de Ouro aposentou-se muito cedo do futebol, ainda com 26 anos, em 1971.
Cavallazzi é o terceiro maior artilheiro da história centenária do Leão da Ilha. Foram 113 gols! É o 15ª atleta que mais vezes vestiu a camisa do Avaí. As informações e os números foram apresentados no livro AVAÍ F.C. 100 anos de histórias 1923 – 2023, publicado pela editora DOIS POR QUATRO, pelos autores Adalberto Klüser, Felipe Matos e Spyros Diamantaras. Na publicação, os autores destacam que “assim como todas as demais estatísticas, os números de Cavallazzi no Avaí também podem sofrer alterações com o prosseguimento das pesquisas, já que ainda há lacunas de informações referentes a uma série de jogos realizados na década de 1960”.

Depois de se aposentar, em 1971, jogou futebol de salão pelo Colegial. Trabalhou no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e no SESI. Foi convidado por Fernando Bastos para assumir a tesouraria do Clube, formando um trio ao lado de Bastos e José Amorim. Também trabalhou nas gestões de Gito Daux, Irineu Comelli e João Salum.

Foto: Reprodução / PG 52 do Livro CAVALLAZZI O Garoto de Ouro
O Garoto de Ouro está na calçada da fama do Memorial dos Atletas Adolfinho, inaugurada em 21 de agosto de 2009. A homenagem a Cavallazzi aconteceu no dia 30 de agosto de 2010, mesmo dia em que Balduíno também colocou seus pés na calçada da fama do Leão da Ilha.
Confira abaixo a relação dos homenageados:
21/08/2009 – Zenon (Zenon de Souza Farias) e Adilson Heleno
11/09/2026 – Adolfinho (Adolfo Martins Camili)
17/10/2009 – Orivaldo (Orivaldo Osmar da Silveira)15/11/2009: – Marquinhos Santos (Marcos Vicente dos Santos) e Ronaldinho Fenômeno (Ronaldo Luiz Nazário de Lima)
30/08/2010: Cavallazzi (Milton Cunha Cavallazzi) e Balduíno (João Carlos da Silva)
26/03/2011: Bellini (Hilderaldo Luiz Bellini)
01/09/2011: Décio Antônio (Décio Antônio Corazza)
31/08/2012: Jacaré (Érmison José Leopoldo) e Belmonte (Edson Luiz Benites Belmonte)
29/08/2013: Veneza (Antônio Fidélis) e Rubão (Rubens Ignácio Vicência)
01/09/2014: Lourival (Lourival de Souza)






No dia 5 de outubro de 2023, foi lançado o livro “Cavallazzi – o Garoto de Ouro”, escrito por Adalberto Klüser, Felipe Matos e Spyros Diamantaras. A obra, da editora Dois por Quatro, conta a história do ex-atleta avaiano Milton Cunha Cavallazzi.
Ao longo das 175 páginas do livro, o torcedor avaiano pode conhecer – ou reviver – passagens marcantes da carreira do craque e do Leão, bem como ter acesso às fichas técnicas das partidas disputadas por ele.
Para comprar o livro, o leitor pode clicar AQUI.


Também em 2023, Milton Cavallazzi foi entrevistado pelo jornalista Rafael Xavier, no quadro SEU BELO PASSADO, em evento de exposição do Centenário do Avaí, no Beiramar Shopping.
A entrevista na íntegra pode ser conferida no Canal do Avaí Play
Se você tem mais informações ou fotos e quer contribuir com o Avaí, encaminhe para imprensa@avai.com.br