O torcedor avaiano Ramiro Zinder Silva apresentou nesta segunda-feira, dia 11, à Diretoria Executiva do Avaí Futebol Clube, a sua tese defendida no Doutorado de Psicologia do Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em forma de palestra, Ramiro expôs o trabalho “Processos de Aprendizagem e Construção Psicossocial de Uma Equipe de Alto Desempenho em um Clube de Futebol”.
O estudo fez uma abordagem do dia a dia do clube e ouviu os profissionais da comissão técnica, jogadores e até os funcionários de outros setores. A pesquisa foi realizada de 2008 a 2010, período em que o Avaí conquistou o acesso à Série A, o bicampeonato estadual e a melhor campanha de um clube de Santa Catarina na história da elite do Campeonato Brasileiro.
“Nós buscamos entender o que leva um clube a vencer. Este estudo trouxe resultados interessantes e mostrou que os aspectos psicossociais estão diretamente ligados ao foco e à motivação em busca dos resultados”, afirmou Ramiro.
O trabalho apresentado por Ramiro na Universidade Federal de Santa Catarina recebeu nota dez na defesa que ocorreu no inicio deste ano.