Rodrigo Santana, 37 anos, natural de Santos (SP), é o novo técnico do Avaí para a temporada 2020. O técnico assinou contrato até o final da temporada na tarde deste domingo (16), na Ressacada e foi anunciado pelo presidente Francisco José Battistotti. O novo comandante começa imediatamente o trabalho ao lado de seu assistente Flávio Garcia, com o desafio de levar a equipe à decisão do título Estadual e o acesso à Série A do Brasileiro.
O presidente Battistotti deu as boas vindas ao novo comandante ao lado dos demais diretores. O vice-presidente Amaro Lúcio da Silva e o presidente do Conselho Deliberativo, Spyros Apóstolo Diamantaras. “Esperamos que você tenha sucesso neste novo desafio e que teu sucesso signifique o alcance de nossas metas”, disse Battistotti.
Como jogador profissional, Rodrigo atuou por vários times da região Sul e Nordeste do Brasil, além de pequenas passagens pela Bolívia e Hungria. Aos 28 anos, o então meio-campista teve uma lesão na mão e precisou ficar três meses parado. Nesse tempo Rodrigo foi convidado para ser auxiliar técnico do Camboriú, de Santa Catarina e assumindo como técnico logo em seguida.
Como treinador, Rodrigo Santana tem passagens por clubes do interior de São Paulo, como Juventus, Grêmio Barueri, São Carlos e União Suzano. Em Minas Gerais, Rodrigo treinou o Uberaba Sport e a URT, onde ficou duas temporadas e conquistou o título de campeão mineiro do interior, em 2017 sendo eleito o melhor técnico do campeonato.
Em 20 de julho de 2018, Santana foi contratado pelo Atlético Mineiro como coordenador técnico auxiliar das categorias de base. Em 4 de outubro deste ano, ele foi efetivado técnico da equipe sub-20, e em 12 de abril de 2019, assumiu como interino da equipe profissional após a demissão de Levir Culpi, até ser efetivado treinador. Deixou o cargo antes do final da temporada.