125 anos do nascimento de Celso Ramos

Postado por: avai.abstrato.ventures

Em 18 de dezembro de 1897 nascia em Lages, Santa Catarina, Celso Ramos. Apesar de suas origens na Serra Catarinense, foi na Capital que estudou na infância e estabeleceu sua atuação política e empresarial. Foi Governador de Santa Catarina de 1961 a 1966 e na sequência Senador, de 1967 a 1975. Foi um dos fundadores da Federação das Indústrias de Santa Catarina e do Sistema Senai no Estado. Mas por que tu estás lendo isso aqui? Por que bem antes disso tudo, de 1941 a 1946, Celso Ramos foi presidente do Avaí Futebol Clube. Nesta data em 2022 completa-se 125 anos de nascimento de um dos presidentes mais vitoriosos da história do Leão.

Sim, pois de 1942 a 1945 o Avaí conquistou quatro títulos estaduais em sequência, feito jamais repetido até hoje. O Avaí contava com um time emblemático, tendo o goleiro Adolfinho em sua plenitude, bem como o poderoso ataque formado por Felipinho, Nizeta, Braulio, Tião e Saul. Este último, até hoje segue como maior artilheiro da história do clube. Celso Ramos estava incomodado com o jejum de títulos que o clube passava, pois desde 1930 não levantava o caneco. Muito antes da atual onda de técnicos estrangeiros, Celso trouxe o uruguaio Félix Magno para dirigir o Avaí, por indicação de Saul, que havia trabalhado com o treinador no Rio Grande do Sul.

O período ficou conhecido como “os anos de ouro”, termo cunhado pelo historiador Osni Meira. Além dos títulos, o Avaí fez confrontos memoráveis contra grandes equipes do futebol brasileiro e sulamericano, isso numa época em que o futebol de Santa Catarina ainda engatinhava. Isso foi possível graças às ambições de Celso Ramos, que seduzia bons jogadores a vestir a camisa do Avaí dando-lhes bons empregos e melhores condições de vida. O futebol profissional era muito incipiente, então era comum que os atletas tivessem outras ocupações para além da bola. Celso Ramos usou sua influência para que o Avaí conseguisse bons atletas na época. No Avaí, foi também membro da comissão de finanças do clube entre 1938 e 1939, 1° vice-presidente na gestão de Walter Lange em 1940 e membro do Conselho Deliberativo. Anos mais tarde, seu filho, Celso Ramos Filho, também presidiu o Avaí.

Nesta data, a homenagem do Avaí ao grande Celso Ramos.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Confira os relacionados de Gilmar Dal Pozzo para o confronto diante do Ceará-CE

O técnico Gilmar Dal Pozzo divulgou a lista de atletas relacionados para o confronto diante do Ceará-CE, que acontece a

19/07/2024

Avaí finaliza preparação para confronto contra o Ceará nesta sexta-feira

Nesta tarde de quinta-feira (18), o Avaí finalizou a preparação para o confronto de amanhã, na Ressacada, contra o Ceará.