Há exatos 15 anos, a cidade de Florianópolis parou para comemorar a conquista, por parte do Avaí, do título de Campeão Brasileiro da Série C de 1998. Um marco histórico para o futebol Catarinense, que, até então, não havia obtido esta conquista. Hoje a nação avaiana se orgulha por ter em sua camisa a tão cobiçada estrela amarela que em Florianópolis só o Avaí tem.
Naquele dia 06 de dezembro de 1998, vestiram a camisa do Leão da Ilha: César Silva, Rudimar, Medeiros, Edinho, Cesar Souza, Cláudio, Fernando, Romero, Altair, Rogério Prateat, Weysler, Diego, Juliano, Tota, Marcelo, Adriano, Titi, Arthur, Jefferson Douglas, Luiz Fernando, Helton, Fantick, Carlinhos, Grizzo, Dão, Sandro Silva, Sérgio Araújo, Paulo César, Humberto, Silva, Pepe, Cleber, Serginho, Romero e Fábio Maia.
A Comissão Técnica tinha Roberto Cavalo, Stélio Serafim, Marcelo Nunes, Izazé Cugnier, Nilsão, Duca e Pereirinha, Fernando Gubert e Báu. Diretoria: Flávio Félix, Fernando Bastos, Ronaldo Hipólito, Lourival Amorim, João Carlos Dias e Vilmar Reinert.
Como foi a conquista do Campeonato Brasileiro de 1998
Na primeira fase, o Avaí figurou no grupo regionalizado com Tubarão, Chapecoense, Pelotas, XV de Campo Bom e Brasil de Pelotas. Depois de 10 jogos, o Leão terminou a primeira fase em primeiro lugar com 19 pontos.
Na segunda fase, o Avaí encarou o Caxias já no sistema mata-mata. No jogo de ida, no Rio Grande do Sul, o Leão foi superado por 3 a 2. Na volta, vitória de 2 a 0 na Ressacada.
Na terceira fase, o adversário foi o Santo André. No jogo de ida, na Ressacada, o Leão não tomou conhecimento do time paulista aplicando 4 a 0. Na volta, no ABC Paulista, um empate em 1 a 1 garantiu a classificação.
Na quarta fase, o confronto ocorreu com o Brasil de Pelotas. No jogo de ida, no interior do Rio Grande do Sul, empate em 2 a 2. Na Ressacada, outro 2 a 2. Nos pênaltis, deu Leão por 4 a 2 que avançou para o quadrangular final.
Na fase final, o Leão começou bem com uma vitória de 2 a 1, de virada, sobre o São Caetano, na Ressacada. Depois, foi a Anápolis, em Goiás, e empatou em 3 a 3 com a Anapolina. Em seguida, empatou em 1 a 1 com o Itabaiana e casa e venceu o mesmo adversário no interior de Sergipe por 2 a 1.
Nos últimos dois jogos, o leão empatou em 0 a 0 com a Anapolina em casa conquistando o acesso à Série B. O título só veio na última rodada contra o São Caetano, em São Paulo, com um derrota de 1 a 0.