A 5ª etapa da 72ª Vuelta Ciclista del Uruguay percorreu 180km na Ruta 5 em direção ao sul, com um vento fortíssimo que bateu de frente durante toda a disputa. A longa distância e o vento fez com que todos os atletas tivessem um dia muito difícil.
Logo após os 70km de prova, um grupo de cinco ciclistas atacou e se manteve à frente do pelotão até o final. Mais adiante outros 21 ciclistas conseguiram se desgarrar do pelotão e alcançaram a fuga.
Todos os atletas que brigam pelas primeiras posições na classificação geral estavam na frente.
Na chegada em Durazno, a primeira vitória uruguaia com Matias Presa (Cerro Largo). William Chiarello chegou junto e manteve a liderança na classificação geral da prova.
Não foi um dia bom para a equipe Avaí F.C./FME Florianópolis/APGF, já que Matias Medici não conseguiu se manter no grupo da ponta e chegou 2m36s atrás dos primeiros colocados, junto com os outros atletas da equipe e todo o segundo pelotão de perseguidores.
Com isso, Matias está agora 4 minutos atrás do líder na classificação geral, em 23º lugar.
A 6ª etapa será disputada nesta quarta-feira (1ª/04), com um percurso de 168km de Durazno a Colonia. A 72ª edição da Vuelta Ciclista del Uruguay terá 10 etapas e vai até este próximo domingo (5), com a chegada em Montevideo.
Para esta competição a equipe Avaí F.C./FME Florianópolis/APGF conta com os atletas Matias Medici, Gilberto de Veiga Gois, Everson de Assis Camilo, Edson Luiz de Resende e Eduardo Pini, sob a direção do ténico Diones Chinelatto. O grupo de apoio técnico é formado por: Francisco ‘Chicão’ Severiano (dirigente), Matheus Valter da Silva (mecânico) e Vinícius Leyser da Rosa (assessor de imprensa).
A equipe Avaí F.C./FME Florianópolis/APGF conta com os seguintes patrocinadores: Prefeitura Municipal de Florianópolis, WOA, ORBEA, OAKLEY, FTH.