
O Avaí assinou na manhã desta sexta-feira (6), no gabinete do prefeito, um termo de cooperação do Projeto Torcedor Nota 10, que tem como objetivo levar alunos da rede municipal de ensino para os estádios da Capital. O projeto envolve também o Figueirense, que assinou o compromisso de forma conjunta. Na solenidade, foram homenageados dois estudantes (um de cada time) com notas acima da média, e no encerramento, o presidente Francisco José Battistotti presenteou o prefeito Gean Loureiro com uma camisa oficial do Avaí, clube que é parceiro da prefeitura por adotar modalidades olímpicas da cidade.
O Projeto Torcedor Nota 10 selecionará três escolas de Florianópolis e seis alunos (dois de cada escola). Cada um terá direito de levar um acompanhante ao estádio, além de três professores. Para receberem o certificado de Torcedor Nota 10, os estudantes precisam ter média mínima de oito em todas as disciplinas, 90% de presença nas aulas, participação em algum projeto extracurricular e histórico de bom comportamento.
Estes foram os critérios que foram essenciais para a seleção dos dois primeiros Torcedores Nota 10, Maiza Elisabeth Machado (Avaí) e Carlos Guimarães (Figueirense), que receberam o diploma das mãos do prefeito Gean Loureiro, do presidente do Avaí, Francisco José Battistotti e do CEO do Figueirense. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria do desempenho escolar dos alunos por meio do esporte e recompensar aqueles que já apresentam um bom rendimento, servindo de exemplo para os demais estudantes.
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, ressaltou que a iniciativa vai dar oportunidade para que os melhores alunos tenham condições de estar em um estádio, acompanhando o time do coração. Durante a solenidade o prefeito anunciou ainda que a CAIXA vai investir no projeto, fazendo com que ele cresça e leve ainda mais crianças e jovens para os estádios de Florianópolis.
O presidente Battistotti enalteceu o projeto, ratificou a posição do clube de fazer parcerias conjuntas em Florianópolis, mas que sejam realmente conjuntas. Elogiou a iniciativa da prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes e do prefeito Gean Loureiro, que ao final da solenidade, vestiu o manto azul e branco, num presente do clube.
A estudante Maiza Elisabete, de 12 anos, aluna da Escola Básica Almirante Carvalhal, em Coqueiros, e que ganhou uma camisa oficial do clube, disse que “este projeto é importante, porque vai valorizar o desempenho escolar e estimular nós estudantes a buscar cada vez mais”. A aluna foi convidada pelo presidente Battistotti para assistir ao jogo Avaí x Vasco, próxima quarta-feira, na Ressacada, como prêmio ao seu desempenho escolar.
Confira o discurso do presidente Francisco José Battistotti:
“O Avaí, desde o início, quando procurado, se mostrou favorável à parceria e por isso assinamos hoje este termo de cooperação do Projeto Torcedor Nota 10. O Avaí entende que este é um estímulo ao estudante do ensino básico, suas habilidades e dedicação para conseguir boas notas. Queremos torcedores sim, mas acima de tudo, cidadãos bem formados.
O Avaí tem projetos sociais consolidados há mais de dez anos. Um deles, Paz e Harmonia no Futebol, leva todos os anos mais de 3.500 estudantes de escolas públicas ou privadas para visitar a Ressacada. O outro projeto, Escola no Jogo, também há muito tempo, onde as escolas de Florianópolis podem se candidatar e levar seus alunos para assistirem aos jogos na Ressacada. Todos os anos, escolas que se cadastram junto à diretoria social, levam suas turmas para estar nos jogos.
Que bom que estamos fazendo escola com iniciativas que já temos consolidadas na Ressacada. Precisamos de parcerias e o Avaí está aberto a elas, que sejam parcerias conjuntas. E gostaria de registrar aqui que em agosto último, abrigamos o CBF Social, a primeira vez que um clube de futebol abrigou o evento da CBF. Quatro dias de palestras e o encerramento com mais de 500 crianças no gramado da Ressacada, com a presença do secretário geral da entidade, Walter Feldman. E ainda, recentemente no aniversário do clube, levamos mais de 94 crianças ao gramado para um jogo festivo com os profissionais.