O Avaí concluiu e lançou na tarde desta segunda-feira (23), o seu Projeto Político Pedagógico para as categorias de base. O material composto por dois volumes pioneiro no Brasil e foi construído em parceria com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
Durante alguns meses, coordenadores do SENAC estiveram na Ressacada colhendo informações sobre os processos executados nas categorias infantil, juvenil e júnior.
O objetivo da auditoria era, em conjunto com as comissões técnicas de cada categoria, criar documentos para auxiliar na formação dos atletas.
“O Projeto Político e Pedagógico do Avaí Futebol Clube surgiu após uma conversa com o presidente Nilton, que nos pediu para melhorar o funcionamento das categorias de base. Nossa equipe trabalhou em conjunto com as comissões técnicas da base e o resultado final está pronto para que seja colocado em prática”, comentou Rudney Raulino, Diretor Regional do SENAC.
Foram criados dois documentos. O primeiro é o Projeto Político e Pedagógico e o segundo o Programa de Formação das Categorias de base. Com os documentos, os profissionais das categorias de base e os diretores do clube terão as diretrizes para ter o sucesso na formação. Os procedimentos estão descritos e o resultado final será uma melhor formação dos atletas.
“É preciso agradecer o empenho e a dedicação do Rudney, da Daiane Borba, Glauce Pereira e Leila Pietro, do SENAC, e dos nossos colaboradores. Agora, vamos aprovar os documentos em reunião da executiva e coloca-los em prática. Será um POP em nossos procedimentos na ISO”, comentou Nilton Macedo Machado, presidente do clube.
O Programa de Formação das Categorias de Base do Avaí está alinhado as premissas da Confederação Brasileira de Futebol – CBF -, para a estrutura de Clube Formador. O documento tem como objetivo tornar-se uma fonte de consulta, devendo ser aperfeiçoado com a evolução processos.