Avaí reestreia no Campeonato Catarinense 2020 na noite desta quarta-feira (8), diante da Chapecoense, na Arena Condá, às 20h30min. Será o primeiro confronto das quartas de final para o Leão da Ilha. O jogo da volta está programado para domingo, 16 horas, no Estádio da Ressacada. Por conta da Pandemia, a volta do futebol catarinense será sem público no estádio. O torcedor azurra poderá acompanhar o jogo pela radioavai.com.br ou pelo facebook.com/radioavaifc.
O Avaí não joga desde a última partida pela fase de classificação diante do Concórdia, realizada no dia 15 de março, com empate em 1 x 1, no Oeste do Estado, gol do meia-atacante Lourenço na etapa final. Com este resultado, o Avaí assumiu a ponta da competição, numa recuperação incrível, e adquiriu o direito de mandar sempre os jogos decisivos na Ressacada. E isto só foi possível porque a prefeitura da capital liberou os jogos em Florianópolis.
Desde o fim de abril a equipe iniciou sua preparação para voltar aos jogos. Durante o mês de maio, o professor Jaelson Ortiz comandou uma programação online que previa treinamentos com isolamento social. Logo depois, quando o governo do Estado liberou treinamentos em academia, o Avaí usou seus equipamentos. Somente em junho, vieram os treinos com bola, realizados em Palhoça.
O Avaí foi uma das equipes que não pode trabalhar em suas instalações durante toda a preparação para a volta ao campeonato, por conta das proibições da Prefeitura de Florianópolis. Até hoje, o clube não pode realizar treinamentos na Ressacada. Só jogo está liberado e com um caderno de encargos bastante restritivos.
O técnico Rodrigo Santana vê neste aspecto, no fato de não poder treinar em casa, uma forma de motivar seus jogadores. “Percebo que todo o grupo está muito focado para este final de competição, o que me deixa bastante tranquilo. Eles estão muito motivados para este desafio definitivo”, disse.
Sobre este jogo diante da Chapecoense, o comandante azurra pede a todo instante respeito ao adversário, que fez uma boa preparação e agregou qualidade ao elenco, com atletas que podem fazer sua estreia. “Estudamos muito nosso adversário. Sabemos que será um confronto duro, apertado. Esperamos conseguir nosso objetivo, pois o primeiro confronto é importante para avançar neste play-off”, completou.
Portanto, agora fica a expectativa da torcida azurra poder ajudar, mesmo que de longe, o Avaí a voltar com um grande resultado, mesmo reconhecendo ser este, talvez, o confronto mais duro das quartas de final do Catarinense. O que tinha que ser feito, está feito, lembrou o técnico após o último treinamento da equipe, em Chapecó.