O Adiee/Avaí venceu na sexta-feira, em Concórdia, a terceira e decisiva partida da final do Estadual de Basquete sub 19, e conquistou um título inédito para Florianópolis. Depois de perder a segunda partida, na quinta-feira (12), o time conseguiu voltar à quadra 24 horas depois e superar o cansaço, aplicando 62 a 57 no Concórdia.
Segundo o técnico Kênio Nunes, o que mudou da quinta para a sexta-feira foi a motivação. Ele revelou que uma conversa franca no vestiário antes da partida deu um novo ânimo aos atletas.
Dentro da quadra, a marcação defensiva foi o fator de desequilíbrio. O time manteve uma vantagem pequena pela maior parte do jogo. No intervalo, o placar foi de 31 a 30 para a Adiee/Avaí.
O título inédito premiou uma geração de atletas que já havia conquistado o estadual sub 17 em 2012. O ala Anderson Flach confirmou as expectativas e levou o prêmio de cestinha da competição, com mais de 330 pontos.
No primeiro jogo da final, na segunda-feira (9), em Florianópolis, a Adiee/Avaí aplicou 70 a 68. No segundo jogo, em Concórdia, na quinta (12), o time da casa devolveu a derrota, aplicando 65 a 53 na Adiee/Avaí.
Além de Kênio e Anderson, o time campeão contou com Gustavo Brandão, Gustavo Leite, João Scotini, Mateus Hertzog, Victor Wilk, Lucas Loch e o argentino Firmin Bravo.