Após três horas de reunião no Ministério Público de Santa Catarina, os quatro clubes catarinenses na Série A do Campeonato Brasileiro, em conjunto com as polícias militar e civil, Federação Catarinense de Futebol, Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC) e MP assumiram o compromisso de realizar ações em incentivo à paz nos estádios em partidas entre times do Estado.
A campanha deve ficar conhecida pelo torcedor a partir do clássico entre Avaí x Figueirense, marcado para domingo, dia 14. Os demais compromissos devem ocorrer no período de 30 dias. O objetivo principal de todos os envolvidos é readequar o comportamento a favor da paz a partir de ações dentro do campo.
– Essa campanha quer transmitir ao torcedor que os próprios clubes estão empenhados em mudar isso a partir do exemplo dentro de campo – ressalta o procurador do Ministério Público Eduardo Paladino.
O presidente Nilton Macedo Machado ressaltou que o compromisso não é apenas dos clubes mas de todas as entidades envolvidas na reunião. Macedo Machado também admitiu a necessidade de conversar com os atletas e corpo técnico para incentivar a campanha.
— Reforçamos essa ideia e contamos com as torcidas para isso. Mas também nós precisamos conversar com nossos atletas, técnicos e associados para mostrar que somos um povo culto e educado e não somente um Estado com quatro clubes na Série A — destaca Machado.
A expectativa que no clássico entre Avaí e Figueirense os jogadores já vistam camisetas da campanha. Quanto a possibilidade de torcida mista, ação que tem o apoio dos clubes, ainda é preciso um melhor levantamento de segurança por parte da PM e envolvidos. Ainda que não ocorra torcida mista no domingo dia 14, o projeto deve ser mantido para partidas futuras. Confira as quatro ações determinadas pela reunião:
1 – Torcida mistas em setor específico nos estádios com regras acordadas entre os clubes e aprovação da Polícia Militar.
2 – No prazo de 30 dias os clubes vão estudar o redimensionamentos de espaços para as principais torcidas organizadas, vinculando o acesso do torcedor organizado a devida atualização dos cadastros das torcidas organizadas na Federação Catarinense de futebol.
3 – Campanha pela paz nos estádio, assumindo os representantes dos quatro clubes catarinenses que atualmente disputam a Série A do Campeonato Brasileiro o compromisso de que seus times, em todos os jogos que envolvam confrontos entre clubes catarinenses, entrarão em campo vestindo camisetas estimulando a paz nos estádios, cuja campanha será desenvolvida pela Federação Catarinense de Futebol e que cada clube mandante se responsabilizará pela confecção das camisetas que serão utilizadas pelas duas equipes, bem como o desfile de faixa alusiva à Campanha no intervalo dos jogos
4 – Reunião com presidentes das torcidas organizadas do Estado para tratar das regras de segurança, responsabilidades e reafirmar a necessidade de atualização de cadastramento junto à Federação Catarinense de Futebol.
Fonte: ClicRBS