Com apenas dois meses de existência NIF dá frutos ao Leão

Postado por: Arthur Domingos

Com apenas dois meses desde a inauguração, o Núcleo de Inteligência no Futebol (NIF), já dá frutos positivos ao Leão. Emprestado no começo da temporada com intuito de adquirir experiência, o lateral direito Léo, jogou o campeonato paranaense pelo PSTC, retornou e hoje está servindo ao elenco profissional: “Léo foi o primeiro atleta a ser emprestado e  monitorado pelo NIF. Desde a saída para o PSTC, o atleta foi acompanhado de perto pelo departamento de futebol. Com a perda do Alemão no jogo contra o Bahia, Léo agradou ao treinador quando se reapresentou e hoje esta compondo o elenco principal”, afirmou o gerente de futebol do Avaí, Agnello Gonçalves.

Com o funcionamento completo desde o mês de março deste ano, a estrutura para acolher o setor está pronta e funcionando no andar superior da sala, Dr. Tullo Cavallazzi. O coordenador do departamento é Ricardo Henry, que trabalha com coleta e análise de dados, a mais de 10 anos, garante a qualidade do NIF: “Nossa estrutura é muito boa e de referência no Estado. Desejamos crescer ainda mais para conseguir englobar mais dados. Hoje temos uma base boa para prospecção de atletas, além de fornecer em tempo real ao treinador e auxiliares os scouts do jogo”, afirmou.

Henry destaca também a facilidade para trabalhar com imagens: “Temos uma parceria com o software russo, Instatscout, que nos fornece imagens dos jogos. Assim conseguimos imprimir relatórios dos times adversários e está sendo de grande ajuda para nós”, informou. Ainda falou sobre o ganho que a instituição tem com o NIF: “Temos uma base de informações com os números dos atletas. Quantos jogos participaram no ano, quanto tempo passaram no departamento médico, números de cartões e gols, por exemplo. E com essas informações municiamos o treinador e o departamento de futebol para as negociações”, disse o coordenador do NIF.

Além de Léo, Agnello admite ter diversos atletas prospectados pelo Núcleo: “Todos estes atletas não só prospectados, mas também quantificados pelo departamento. E não são apenas jogadores brasileiros. A abrangência do programa passa também por países sul-americanos e europeus ”, explicou o gerente de futebol. Além de coletar jovens valores para o Clube, Agnello ainda explica como pode funcionar o trabalho para a negociação de atletas: Procuramos jovens atletas que nos dêem um retorno técnico e futuramente financeiro. São contratações que visamos lucrar com a venda no futuro”, informou.

Atualmente o Núcleo de Inteligência no Futebol conta com cinco colaboradores. Além do gestor Ricardo Henry, o setor possui mais quatro estagiários que realizam as análises de desempenho, baseado nos dados coletados, tanto para futebol profissional quanto para as categorias de base.

Para Matheus Frigo Furtado, estudante de 18 anos, da 3ª fase de Educação Física, um dos estagiários do núcleo, a oportunidade de participar do programa é excelente para a formação: “É o que eu vejo pro meu futuro, a área que eu me interesso. Fiquei feliz de poder estar dentro de um clube com expressão nacional como o Avaí. Aqui temos a oportunidade de alinhar a teoria da academia, com a prática no futebol e estar dentro de um clube de alto nível que é o Avaí”, disse.

Foto: André Palma Ribeiro/Arquivo/Avaí F. C.
Foto: André Palma Ribeiro/Arquivo/Avaí F. C.
Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.
Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.
Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.
Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.
Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.
Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Orientações aos sócios participantes da Caravana Com a Raça Toda

Neste sábado (24/02), a Raça Toda vai ao estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC, para acompanhar a partida Avaí x Brusque,

23/02/2024

Relação de mascotes mirins sorteados para Avaí x Brusque-SC

O Avaí Futebol Clube informa a relação de inscritos sorteados e as orientações para o cerimonial de entrada dos Mascotes

23/02/2024