Gestores do Avaí participam de palestras sobre Racismo

Postado por: Alceu Atherino Neves

“Na sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista!” A frase é de Angela Davis, – filósofa, escritora, professora e ativista dos Estados Unidos -, mas se encaixa muito bem na bandeira antirracismo que todos nós devemos levantar.

Na tarde desta quarta-feira (03/07), Gestores do Avaí Futebol Clube participaram de palestras que provocaram o debate sobre o Racismo em nossa sociedade, em especial dentro do futebol. Durante aproximadamente uma hora e meia, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar duas palestras, sendo a primeira da jornalista e palestrante Sra. Cleuse Soares e a segunda da Sra. Sônia Lamego, professora Doutora e Vice-presidente do Rotary Club de Florianópolis, Área 14, Distrito 4652.

Os gestores foram convidados a acompanhar um vídeo e a fazer atividade mental, respondendo aos questionamentos exibidos naquele vídeo (ASSISTA AQUI). Um momento de reflexão, seguido de novos questionamentos e provocações sobre o tema.

Durante a palestra, Cleuse apresentou material explicando tópicos sobre a campanha CARTÃO VERMELHO PARA O RACISMO, que é uma iniciativa da OAB-SC, Rotary Club Florianópolis, Federação Catarinense de Futebol, Associação de Clubes, Avaí Futebol Clube, Sindicato dos Atletas Profissionais, e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Confira AQUI o material na integra [ PDF – CARTÃO VERMELHO PARA O RACISMO ]

“Só lembrando que os Senhores tem uma ferramenta muito importante que é o futebol, que une multidões e mexe com emoções. Precisamos utilizar essa ferramenta para combater o racismo, que existe sim em nosso pais”, destacou Sônia Lamego, que também destacou experiências pessoais que teve em sua carreira.

Quem também fez uso da palavra, foi Aline Alexandra Charão Rechini, psicóloga do Avaí, que agradeceu a participação das palestrantes, destacando que o Avaí vem já vem realizando uma série de atividades internar contra o racismo.

“Antes mesmo do lançamento da campanha Cartão Vermelho, nós já estávamos realizando palestras com nossos atletas da base. Com a ajuda da Clause Soares, vamos seguir com essas palestras, envolvendo os pais dos atletas, as famílias e nossos colaboradores” disse Aline Rechini.

Antes do encerramento, outra frase importante foi destacada para mais uma reflexão.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar” – Nelson Mandela

“Sabemos da importância que o Avaí Futebol Clube tem enquanto entidade Centenária dona de uma apaixonada torcida. Somos sempre parceiros na realização e divulgação de campanhas como essa contra o Racismo. Não vamos medir esforços nessa luta que é de todos nós!, destacou Júlio César Heerdt, presidente do Avaí.

Logo em seguida, fotos oficiais foram registradas no auditório e no gramado da Ressacada.

Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Ação exclusiva sócios: NA MIRA DO LEÃO na partida Avaí x Ceará-CE

No intervalo da disputa entre Avaí e Ceará-CE, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2024, o Avaí estará

16/07/2024

Série B 2024: Serviço de jogo e promoções para Avaí x Ceará-CE

Nesta sexta-feira (19/07), o Time da Raça tem um encontro marcado com a Nação Avaiana. O Adversário é o Ceará-CE

16/07/2024