Em preparação para ficar apto a estrear com a camisa do Avaí, o atacante Paolo Guerrero realiza trabalhos específicos e individualizados para acelerar o processo de adaptação tática do atleta ao estilo de jogo do Leão da Ilha comandado pelo treinador Eduardo Barroca. Com treinamentos no contraturno, o auxiliar Felipe Lucena passa as movimentações que o treinador espera do atacante peruano.
Segundo Felipe Lucena os trabalhos visam acelerar a adaptação do atleta ao sistema de jogo: “O trabalho é voltado para o que o treinador espera nas movimentações em situações de jogo. Tanto na hora de atacar, quanto na hora de defender, no encaixe de pressão na saída de bola, por exemplo”, disse o auxiliar-técnico do Avaí.
Após o treinamento individualizado, o setor de análise de desempenho do clube prepara o material que será passado ao atacante. Felipe Lucena também explica este processo: “Após a atividade o material é separado e editado com as observações necessárias. Dentro de dois dias aproximadamente, o Paolo Guerrero irá receber este vídeo com as informações do treinamento”, falou.
Lucena ressaltou a importância do comprometimento do atleta com os trabalhos, já que o atleta chegou no meio da competição: “Eu explico ao atleta que ele pode me procurar caso tenha alguma dúvida de alguma situação envolvendo vídeo do treinamento. Dessa forma ele pode se observar executando as ações e isso faz com que ele fique o mais perto possível do ideal que é esperado dentro do jogo. Guerrero é um atleta que chegou com a competição em andamento e isso serve também para acelerar essa adaptação”, afirmou.