O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Figueirense, neste domingo (1º/03), o município Caçador. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Meio Oeste Catarinense. Caçador é um município localizado a 385 quilômetros da capital Florianópolis.
Faz parte da região do Alto Vale do Rio do Peixe, com uma área de 1.009,8 km², altitude média de 920 metros acima do nível do mar, temperatura média anual de 16,6ºC, e precipitação total entre 1.600 e 1.800 mm/ano. Seu ponto culminante alcança 1.308 metros.
As cidades próximas são: Rio das Antas, Videira, Lebon Régis, Calmon, Macieira e General Carneiro(PR).
Sua população está estimada em 72.606 habitantes.
É conhecida como Capital da madeira!
HISTÓRIA
Antes mesmo de sua fundação, os habitantes da região onde hoje está localizada Caçador já se mostravam preocupados com a preservação do meio-ambiente.
Ainda no início, quando Caçador era disputada pelo Paraná e Santa Catarina, os habitantes locais revoltaram-se contra a Companhia Ferroviária e a indústria madeireira para evitar a devastação dos pinhais nas marginais dos trilhos.
Vale lembrar que às margens do Rio do Peixe viviam grupos primitivos, Kaingang e Xokleng, que foram substituídos pelos desbravadores que começavam a chegar a partir o ano de 1881.
Com a construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, a colonização tornou-se mais intensa e o povoado passou a chamar-se “Rio Caçador”, devido a abundância de caça nas margens do rio.
Após o episódio do Contestado (grande conflito de terras, ocorrido entre 1913 e 1916 entre os Estados de Santa Catarina e Paraná que tomou proporções de extrema violência na região) outros grupos começaram a chegar.
Caçador passou a contar com o dinamismo, a força e a coragem dos imigrantes poloneses, árabes, italianos, alemães, entre outros, que vieram atraídos pela atividade madeireira.
Em 25 de março de 1934, Caçador tornou-se um município independente, emancipando-se política e administrativamente.
O município possui o aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, equipado com tecnologia que permite pousos e decolagens no período noturno, embora não seja servido por voos regulares.
Entre as atrações turísticas citam-se a Ponte Coberta de Madeira Antonio Bortolon, que foi construída originalmente em 1924, o Museu do Contestado, a Reserva Florestal do Contestado, maior santuário ecológico da região do meio-oeste e a Floresta Nacional de Caçador, com reflorestamento de pinus e araucária. Grupos folclóricos, como Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), mantêm vivas as tradições de seus antepassados.