Homenagem a Caçador

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Figueirense, neste domingo (1º/03), o município Caçador. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Meio Oeste Catarinense. Caçador é um município localizado a 385 quilômetros da capital Florianópolis.

Faz parte da região do Alto Vale do Rio do Peixe, com uma área de 1.009,8 km², altitude média de 920 metros acima do nível do mar, temperatura média anual de 16,6ºC, e precipitação total entre 1.600 e 1.800 mm/ano. Seu ponto culminante alcança 1.308 metros.

As cidades próximas são: Rio das Antas, Videira, Lebon Régis, Calmon, Macieira e General Carneiro(PR).

Sua população está estimada em 72.606 habitantes.

É conhecida como Capital da madeira!

HISTÓRIA

Antes mesmo de sua fundação, os habitantes da região onde hoje está localizada Caçador já se mostravam preocupados com a preservação do meio-ambiente.
Ainda no início, quando Caçador era disputada pelo Paraná e Santa Catarina, os habitantes locais revoltaram-se contra a Companhia Ferroviária e a indústria madeireira para evitar a devastação dos pinhais nas marginais dos trilhos.

Vale lembrar que às margens do Rio do Peixe viviam grupos primitivos, Kaingang e Xokleng, que foram substituídos pelos desbravadores que começavam a chegar a partir o ano de 1881.

Com a construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, a colonização tornou-se mais intensa e o povoado passou a chamar-se “Rio Caçador”, devido a abundância de caça nas margens do rio.

Após o episódio do Contestado (grande conflito de terras, ocorrido entre 1913 e 1916 entre os Estados de Santa Catarina e Paraná que tomou proporções de extrema violência na região) outros grupos começaram a chegar.

Caçador passou a contar com o dinamismo, a força e a coragem dos imigrantes poloneses, árabes, italianos, alemães, entre outros, que vieram atraídos pela atividade madeireira.

Em 25 de março de 1934, Caçador tornou-se um município independente, emancipando-se política e administrativamente.

O município possui o aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, equipado com tecnologia que permite pousos e decolagens no período noturno, embora não seja servido por voos regulares.

Entre as atrações turísticas citam-se a Ponte Coberta de Madeira Antonio Bortolon, que foi construída originalmente em 1924, o Museu do Contestado, a Reserva Florestal do Contestado, maior santuário ecológico da região do meio-oeste e a Floresta Nacional de Caçador, com reflorestamento de pinus e araucária. Grupos folclóricos, como Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), mantêm vivas as tradições de seus antepassados.

camisa caçador

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Agora com datas de jogos divulgadas, Leão segue com a programação da Intertemporada

Em mais uma manhã de treino nesta sexta-feira (12), o Avaí seguiu com a programação da intertemporada para a Série

CBF publica datas e horários dos jogos da Série B 2024

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), publicou na noite desta quinta-feira (11), as datas e horários das quatro primeiras rodadas

12/04/2024