Homenagem a Içara

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí homenageia no próximo sábado, dia 13, no jogo diante do Paraná Clube, o município de Içara. A cidade do Sul do Estado estará estampada na camisa dos goleiros avaianos. Içara tem 51 anos de história e uma população de 59.616 habitantes. O município está a 190 km de Florianópolis.

A história de Içara

A história da cidade é marcada pela construção da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, atual Ferrovia Teresa Cristina, em 1924, que corta a cidade, atualmente ainda transportando carvão de Criciúma a Tubarão.

O desenvolvimento crescente com a construção da estrada-de-ferro atraiu diversos imigrantes italianos, açorianos, poloneses e alemães, provenientes de Criciúma e Urussanga.

A denominação da região, que até então era conhecida apenas como km 47, passou a ser Içara, devido a grande quantidade de palmeiras desta espécie (também conhecida por iuçara, piná, ençaroba, jiçara, jyssara, juçara e inçara (Euterpe Edulis Martius), encontrada na região pelos ferroviários da época.

Içara, a Capital do Mel

A construção da ferrovia tinha por objetivo principal o transporte do carvão extraído das minas da região carbonífera, mas também se prestou ao transporte de passageiros, madeira e farinha de mandioca.

Com forte vocação industrial e privilegiada pela localização geográfica, a base da economia da cidade é a agricultura, sendo o fumo a cultura predominante na região. Içara é conhecida como a Capital do Mel, por ser a maior produtora de mel do Brasil, exportando seus derivados para vários países da Europa e América Latina.

A economia do município gira em torno da produção de descartáveis plásticos, da produção de frita (matéria prima para cerâmicas), da indústria de alimentos, da agricultura de fumo e da produção de mel e outros produtos das abelhas. A pesca não é tão predominante, mesmo com praias propícias e com uma das maiores lagoas do sul do estado, a Lagoa dos Esteves.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Blog da Gestão #12 – Que venha o mata-mata

Olá, Nação Avaiana. Vencemos e estamos classificados! Na tarde deste sábado (2) superamos mais um desafio e agora vamos com

03/03/2024

Avaí vence em Concórdia e avança no Catarinense 2024

Na próxima fase, o Avaí enfrenta o Joinville, em partidas de ida e de volta. A decisão (partida de volta)

02/03/2024