Homenagem a Lontras

Postado por: André Palma Ribeiro

A cidade que será homenageada no próximo domingo (16) será Lontras que fica na região do Alto Vale do Itajaí. Os goleiros avaianos estarão vestidos com imagens do município que fica a 240 km de Florianópolis. Lontras tem cerca de 10, 3 mil habitantes.

A história de Lontras

A região de Lontras pertencia ás terras adquiridas e depois divididas por Hermann Otto Blumenau, que chegou ao Brasil vindo da Alemanha, em 1850.

A estrada que servia de ligação entre a colônia Blumenau e a cidade de Lages, no sul do Estado, havia sido aberta no ano de 1867 pelo engenheiro alemão Emilio Odebrecht. Segundo consta, Emilio atuou na abertura de estradas e demarcação de lotes no Vale do Itajaí, possibilitando o desenvolvimento de diversas cidades e a comunicação entre o vale e o planalto catarinense, fato que o torna o primeiro homem branco a passar em diversas regiões do Alto Vale do Itajaí.

De fevereiro a Maio de 1874 faz detalhado levantamento topográfico do Alto Vale. Sobe por Subida, Salto Pilão, Braço do Sul, Rio Trombudo, Rio das Pombas e Rio Taió.

Segundo relatos da época, as estradas eram repletas de perigos, a maioria dos caminhos não eram macadamizados e tornavam-se quase intransitáveis em épocas de chuva, por vezes as carroças atolavam, precisando ser descarregadas e as cargas transportadas nas costas nos piores trechos.

Em 1877, com o crescimento da colônia e com o aumento das necessidades da população, a família Schroeder decide estabelecer-se em Apiúna, onde constrói uma pousada e armazém. Era nesta localidade que a Colônia Blumenau encontrava seu fim, já que durante muitos anos permaneceu como último lugarejo habitado de Blumenau.

No ano de 1893 ecoa a noticia de que seriam iniciados os estudos e explorações para instalação de uma linha telegráfica até a cidade de Lages. A linha telegráfica foi finalizada em 1897.

Os primeiros colonizadores de Lontras foram os alemães Henrique Schroeder, Rodolfo Danker, Alfredo e Leopoldo Christen, que avançaram pelas margens do Rio Itajaí-Açu carregando seus pertences em burros.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Leão se reapresenta e inicia preparação para o confronto contra o Goiás

O Avaí se reapresentou nesta tarde de segunda-feira (21). O elenco iniciou a preparação para o confronto contra o Goiás.

Confira a agenda de jogos da Raça da Base

As categorias de base do Avaí têm jogos marcados para ocorrer ao longo desta semana, pelo Campeonato Catarinense e o

21/05/2024