A homenagem no jogo diante do Grêmio, neste sábado (26), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, será para o município de Maravilha, que fica na região Oeste do estado de Santa Catarina. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que retrata a cidade.
Maravilha tem cerca de 26.100 habitantes e sua fundação aconteceu em 27 de julho de 1958. Em 2015, Maravilha completa 57 anos. Os municípios limítrofes são: Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste, Cunha Porã, Iraceminha, Modelo e Flor do Sertão. A distância de Maravilha até a capital Catarinense é de 614 quilômetros. Sua área territorial tem 169,447 km².
HISTÓRIA
No início do século XX, havia no Oeste mais de 90% de florestas. Com as novas companhias territoriais colonizadoras, as terras foram sendo ocupadas.
Em 1956, após a chegada do primeiro morador, Maravilha virou Distrito, desmembrando do Distrito de Cunha Porã. Maravilha cresceu rapidamente, destacando-se na agricultura, comércio e indústria de madeiras. O impulso colonizador foi tão acentuado que, em apenas nove anos, (1949-1958) a “mancha de pinhais” dava lugar à cidade!
Maravilha tornou-se município, juntamente com Cunha Porã e inúmeros outros, através da Lei Estadual nº 348, de 21.06.1958. A instalação oficial ocorreu no dia 27.07.1958, data em que se comemora o Dia do município.
Origem do nome
O pequeno povoado recebeu o nome graças à “mancha dos pinhais”, e a expressão “Que Maravilha!”.
Os maravilhenses costumam contar que alguns caçadores vindos do Rio Grande do Sul, ao chegarem ao alto do morro, onde hoje está localizado o antigo seminário, olharam a paisagem, com a copada dos pinhais na planície e exclamaram: “Que Maravilha!”. Antes de o nome Maravilha ser oficializado, chamavam a área de Cabeceira do Rio Iracema ou Mancha dos Pinhais.