Homenagem a Nova Itaberaba

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem no jogo diante do Vasco, neste domingo (04), na Ressacada, em Florianópolis, será para o município de Nova Itaberaba, que fica na região Oeste do estado de Santa Catarina. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que retrata a cidade.

Nova Itaberaba tem cerca de 4.300 habitantes e sua fundação aconteceu em 26 de setembro de 1991. Em 2015, Nova Itaberaba completou 24 anos. Os municípios limítrofes são: Ao sul: Chapecó e Planalto Alegre; Ao norte: Coronel Freitas; Ao oeste: Nova Erechim e Planalto Alegre e ao leste: Chapecó e Coronel Freitas. A distância de Nova Itaberaba até a capital Catarinense é de 561 quilômetros. Sua área territorial tem 137,583 km².

O município tem sua economia centrada na agricultura, onde predominam as pequenas propriedades com bovinocultura de leite, cultivo de milho, fumo e feijão, sendo a mão-de-obra eminentemente agrícola e familiar. A suinocultura e a avicultura apresentam também expressivamente econômica.

A Colonização de Nova Itaberaba teve seu início na década de 30, com a Migração de Caboclos do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina. As famílias foram chegando e em 1930 foi criada a Vila São João.

As Terras pertenciam ao Estado, portanto não houve interferência das Colonizadoras. A designação de Vila São João permaneceu até a década de 40, quando passou a denominar-se de Sede Velha e depois para Sede Nova, que foi criada logo após a chegada de novos Agentes Colonizadores.

Em 10 de Agosto de 1956, aprovou-se a Criação como Distrito de Chapecó, conforme resolução número 03/56, da Câmara Municipal de Chapecó, publicada no Jornal A Voz, de Chapecó.

Mais tarde, por desejo de sua população, Itaberaba deixa de ser distrito de Chapecó e passa a condição de município, com a denominação de Nova Itaberaba.

A origem da denominação de ITABERABA vem da Língua Guarany. Significa PEDRA BRILHANTE (ITA= Pedra) (BERABA= Brilhante), fazendo referência ao quartzo ametista que havia em grande quantidade no local.

camisa nova itaberaba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann é superado em casa pelo Santos

As Leoas entraram em campo nesta tarde de sábado (20), no Estádio Salézio Kindermann para enfrentar o Santos, em partida

20/04/2024

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024