Homenagem a Peritiba

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem no jogo diante do Bragantino, nesta terça-feira, dia 6, será o município de Peritiba que completa 50 anos de emancipação política no próximo dia 15. Os goleiros avaianos estarão vestidos com a camisa especial que retrata a cidade. Peritiba fica na região Oeste do Estado e está a 476 km de Florianópolis.

A origem

O município de Peritiba teve sua origem com terras que eram adquiridas da Companhia Muller & Shen e pertenciam ao município de Cruzeiro do Sul, hoje Joaçaba. Inicialmente chamou-se Arroio dos Veados e posteriormente Alto Veado, pela abundância desses animais que aqui existiam.

Entres os meses de outubro e dezembro de 1953, por sugestão dos padres João Zelesny e Nestor Khun e com a Fundação do Seminário, a comunidade passou a chamar-se Peritiba, que em Tupy-Guarani, significa terra das palmeiras. O Padre João Zelesny é também o autor do Hino de Peritiba.

 Formação

Os primeiros imigrantes alemães chegaram em 1919, iniciando a colonização. Foram eles: os irmãos Pedro José Frederico e Miguel Engel. Eram oriundos da localidade de Poço das Antas (hoje Montenegro) no Rio Grande do Sul. Aqui chegando encontraram alguns habitantes: Dona Tereza Chitó, os irmãos Diogo e Sebastião Chagas e o Sr. Guilherme Sander.

Os imigrantes não encontraram problemas para se fixarem à terra, pois com sua chegada, os habitantes nativos venderam suas terras e se retiraram pacificamente. Só ficaram Dona Tereza Chitó, seu filho Carlos, sua enteada Juliana e o “Preto Chico.

Os imigrantes italianos chegaram a esta terra mais tarde, sendo pioneiros: Ernesto e João Poletto, Antônio Zamarchi, João Balbinot, Luiz Maltauro e o Sr. Pierin.

Deve-se fazer uma ressalva para o Sr. Pedro Gasparetto e sua família, que chegou antes mesmo de 1919 e radicou-se na comunidade de Vila Nova, que havia sido projetada pela Companhia Colonizadora para ser a Sede do Município. Mais tarde esta família mudou-se para a comunidade de Caravágio. Todos os habitantes que se fixaram não retornaram mais à sua terra de origem.

Criação do Distrito de Peritiba

Peritiba foi elevada à categoria de vila e transformada em um distrito pela lei no 728, de 24 de junho de 1961. A instalação do distrito ocorreu no dia 15 de agosto de 1961, sendo nomeado como primeiro intendente o Sr. Magnus Leopoldo Kerber.

Criação do Município de Peritiba

Peritiba conseguiu sua emancipação político administrativa e foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual no 887, de 14 de junho de 1963, de acordo com a resolução 1/1963, de 20 de abril de 1963, da Câmara Municipal de Piratuba. A instalação do município ocorreu no dia 15 de agosto de 1963.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí treina pra confronto contra o Brusque

O Avaí seguiu com a preparação para o confronto do final de semana. Nesta tarde de quinta-feira (22), o elenco

22/02/2024

Mascotes Mirins: Inscrições e orientações para Avaí x Brusque

O Avaí Futebol Clube informa as regras para o cerimonial de entrada dos Mascotes Mirins Avaianos para a partida do

22/02/2024