A homenagem no jogo diante da Chapecoense, neste domingo (25), na Arena Condá, Chapecó, será para o município de Santiago do Sul, que fica na região do Oeste Catarinense. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que retrata a cidade.
Santiago do Sul tem cerca de 1.365 habitantes e sua fundação aconteceu em 16 de abril de 1994. Em 2015, Santiago do Sul completou 21 anos. Os municípios limítrofes são: Formosa do Sul, Quilombo, São Domingos, Coronel Martins e Novo Horizonte.. A distância de Santiago do Sul até a capital Catarinense é de 579 quilômetros. Sua área territorial tem 73.56 km².
A base econômica é a agricultura, avicultura e a pecuária. São cultivado milho, feijão, soja, fumo, citros, entre outros. Na pecuária merece destaque a criação de gado leiteiro e de corte. O município é conhecido nacionalmente como “Terra do Rodeio”.
Santiago do Sul também promove a cultura, realizando diversos eventos, mantendo a escola de dança Grupo Arty Dance.
HISTÓRIA
No início de seu povoamento, a localidade recebeu o nome de Barra Grande, por se encontrar localizado nas proximidades dos rios Barra Grande e Saudades. Os primeiros povoadores chegaram por volta de 1950, oriundos do Rio Grande do Sul. Mais tarde, recebeu o nome de São Tiago.
Pela Lei Municipal 707/88 de 10/03/88, São Tiago passa a ser Distrito do Município de Quilombo, com nome de Santiago do Sul.
Em 16 de abril de 1994, pela Lei Nº 9.535, Santiago do Sul passa a ser emancipado política e administrativamente. Sendo que no dia 1º de Janeiro de 1997, tem início a 1ª Administração Pública Municipal.