Homenagem aos campeões de 2012

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí irá homenagear no jogo diante do América-RN, no próximo sábado, dia 16 de novembro, os atletas campeões catarinense de 2012. Os nomes dos heróis que conquistaram o título estarão estampados nas camisas dos jogadores que enfrentarão o time do nordeste brasileiro pela 36ª rodada da Série B.

Esta é mais uma homenagem da série que está retratando as conquistas históricas nos jogos em casa durante o Campeonato Brasileiro de 2013. A ação faz parte da programação oficial dos 90 anos do clube.

Os atletas avaianos campeões em 2012 eram:

Jogadores: Diego, Cléber Santana, Nunes, Felipe Alves, Leandro Silva, Cássio, Renato Santos, Laércio, Moretto, Diego Orlando, Arlan, Robinho, Patric, Mika, Bruno, Maurício, Diego Palhinha e Ronaldo Capixaba, Neilson, Vitor, Aleks, Aelson, Saldanha, Cleverson, Batista, Marcinho Guerreiro, Jailton, Mohammed, Rafael, Pirão, Peu, Jhonny Gois, Marrone e Johnny Dias.

Comissão técnica: Hemerson Maria, Emerson Nunes, Alexandre Souza, Ricardo Búrigo e Marcos Prado, João Carlos da Silva e Márcio Machado, Guilherme Cysne Rosa, Sandro Darós, José Carlos Rodrigues, Sérgio Campos de Mello Junior, Rodrigo Bolassel, Pedro Araújo, Luis Fernando Funchal, Vinicius Peixoto de Almeida, Júlio Rondinelli, Carlos Arini, Ênio Gomes .

Presidente: João Nilson Zunino
Vice: Nilton Macedo Machado

O Catarinense de 2012

O Campeonato Catarinense de 2012 era divido nas seguintes fases: turno, returno, quadrangular e final. Sendo que os campeões do turno e returno garantiam seus lugares na terceira etapa, onde os quatro times envolvidos disputavam entre si, com jogos de ida e volta, duas vagas na grande final da competição.

O início da competição não foi o esperado do time do Avaí. No primeiro turno da competição, o Leão da Ilha teve atuação razoável e terminou a fase em quarto lugar com 15 pontos conquistados.

Lutando por uma vaga nas semifinais o Avaí terminou o segundo turno em terceiro colocado, com 17 pontos conquistados, com 20 gols marcados a favor e apenas 9 sofridos, fechando o campeonato em 3º lugar geral e conquistando vaga para o quadrangular.

Já na terceira etapa do campeonato, o grupo era formado pelas seguintes equipes: Avaí, Chapecoense, Joinville e o Figueirense. O Avaí estrearia no quadrangular semifinal contra a equipe da Chapecoense.

Passando pela equipe do oeste catarinense com os placares de 1 a 1 no jogo de ida e 2 a 1 no jogo de volta, o glorioso Leão da Ilha enfrentaria seu maior rival, o Figueirense em dois jogos valendo o título catarinense.

A primeira partida do confronto final foi marcada para a Ressacada, às 16h, no dia 6 de maio de 2012, o Leão entrava pressionado, pois o adversário havia sido campeão do turno e returno do estadual.

No primeiro jogo, dominando a partida o Avaí goleou o rival por 3 a 0, com gols de Nunes, Felipe Alves e Cléber Santana. Porém nada estaria decidido até o confronto final no estádio Orlando Scarpelli, marcado para o dia 13 de maio.

No jogo de volta, mesmo com o placar favorável, o Avaí foi para cima, em um jogo muito disputado, abrindo o placar somente aos 11 minutos do segundo tempo e 15 minutos depois, Laércio Carreirinha dilatou ainda mais a vantagem avaiana. O Figueirense descontou aos 43 do segundo tempo, mas já era muito tarde e o Avaí levantava seu 16º título estadual na casa do rival.

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE 1 X 2 AVAÍ

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 13 de maio de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Público: 17.715
Renda: R$ 304.665
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Nadine Camara Bastos
Cartões Amarelos: Luiz Fernando, Guilherme Santos e Roni (Figueirense); Bruno, Mika e Laércio (Avaí)

GOLS:

AVAÍ: Cleber Santana, aos 11 minutos do segundo tempo, e Laércio, aos 26 minutos do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Jean Deretti, aos 43 minutos do segundo tempo

AVAÍ: Diego; Patric, Renato Santos, Leandro Silva e Pirão; Bruno, Mika, Cleber Santana e Robinho (Diogo Orlando); Felipe Alves (Laércio) e Nunes (Ronaldo Capixaba)

Técnico: Hemerson Maria

FIGUEIRENSE: Wilson; Pablo, Canuto, Fred e Guilherme Santos; Túlio (Jean Deretti), Ygor, Roni, Fernandes e Luiz Fernando (Botti); Julio Cesar

Técnico: Branco

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Leão se reapresenta e inicia preparação para o confronto contra o Goiás

O Avaí se reapresentou nesta tarde de segunda-feira (21). O elenco iniciou a preparação para o confronto contra o Goiás.

Confira a agenda de jogos da Raça da Base

As categorias de base do Avaí têm jogos marcados para ocorrer ao longo desta semana, pelo Campeonato Catarinense e o

21/05/2024