O Avaí está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro de 2015. Em sessão na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por 4 votos a 2, pela absolvição do Icasa, que havia sido excluído da Série B em outubro. Com isso, a classificação do torneio segue inalterada e o Leão permanece na 4ª colocação.
O presidente do Avaí, Nilton Macedo Machado, e o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Peixoto Filho, estavam presentes no julgamento. O advogado Domingos Moro representou o Leão, mas o relatou do processo negou intervenção de terceiros interessados no caso. Osvaldo Sestário, advogado da Portuguesa em 2013, defendeu o Icasa
O caso
O clube cearense foi julgado por ter entrado na Justiça Comum pedindo punição ao Figueirense, que teria escalado o volante Luan de forma irregular na Série B de 2013. Quinto colocado na temporada passada, o Icasa reivindicava a vaga na primeira divisão, que ficou com o time do Estreito. O Verdão conseguiu uma liminar para jogar a Série A, mas o STJD considerou a denúncia sem fundamento e a CBF conseguiu cassar.
Em outubro, o STJD julgou e puniu o Icasa com a exclusão da Série B. A equipe jogou o restante da competição com um efeito suspensivo. Com 43 pontos, o time de Juazeiro do Norte foi rebaixado para a terceira divisão do futebol nacional.