Na história – De acordo com o pesquisador e conselheiro do clube, Spyros Diamantaras, Avaí e América-RN se enfrentaram 14 vezes na história. O Avaí venceu 3 vezes, empatou 4 e perdeu 7. O Leão fez 18 gols na equipe potiguar e tomou 24.
Primeiro jogo – Foi no dia 10 de março de 1974, em Natal. O jogo marcou a estréia do Avaí na Série A. A partida terminou empatada em 1 a 1 sendo Zenon o autor do gol avaiano.
Último confronto – Ocorreu na Arena das Dunas, em Natal, na estreia da Série B deste ano. O Leão foi superado por 3 a 1. Roberto anotou o gol avaiano.
Na Ressacada – Foram 5 confrontos com 1 vitória do Leão da Ilha, 3 empates e uma derrota.
No Rio Grande do Norte – Foram 9 confrontos, com 2 vitórias do Leão da Ilha, 1 empate e 6 vitórias do América-RN.
CURIOSIDADES
Campanha – O Avaí jogou 19 partidas até agora na Série B. Foram 10 vitórias, 4 empate e 5 derrotas. O Leão marcou 25 gols, sofreu 15 e fez 34 pontos. No último jogo pela Série B, o Leão goleou o Vasco, em São Januário, por 5 a 0. Marcaram os gols: Diego Felipe (duas vezes), Diego Jardel, Anderson Lopes e Roberto.
Artilheiros do ano – Foram 63 gols assinalados e 50 sofridos no ano até então. Roberto é o artilheiro com 10 gols, Cleber Santana tem 7 gols. Heber e Diego Felipe tem 6 gols. Marquinhos e Paulo Sérgio tem 5 gols. Diego Felipe tem 4 gols. Betinho, Anderson Lopes, Diego Jardel e Eduardo Costa tem 3 gols. Antonio Carlos, Pablo e Luciano tem 2 gols. Com um gol: Thiago Carleto, Tinga, Eltinho, Willen, Wilker e Revson.
Série B – Pelo terceiro ano seguido, o Avaí disputa a competição, depois de 3 anos de Série A. Antes disso, foram 10 participações neste campeonato (1999 a 2008) até o acesso no dia 11 de novembro de 2008.
Em 2013 – O Leão ficou em décimo lugar na Série B, com 56 pontos. Foram 16 vitórias, 8 empates, 14 derrotas, 49 gols pró e 46 gols contra. No ano passado, os artilheiros foram: Marquinhos 11 gols, Márcio Diogo 9 gols, Cleber Santana 7 gols e Luciano 5 gols.
Homenagem às cidades – O Avaí Futebol Clube segue com a política de homenagear as cidades catarinenses durante os jogos oficiais. No jogo diante do América-RN, o Leão homenageia na camisa do goleiro o município de Cerro Negro que fica na Serra Catarinense.