Os 20 anos do título de 1997

Postado por: André Palma Ribeiro

 

Um grupo de muita garra e determinação na conquista do título               Foto: Oficial da conquista de 1997

Diante de aproximadamente 22.850 torcedores, no dia 22 de junho de 1997, o Avaí venceu o Tubarão por 2 a 0, consagrando o atacante Jacaré como o herói da noite, ao marcar os dois gols e confirmando a artilharia do Campeonato Catarinense, com 13 gols. Esta data nunca será esquecida com a conquista de mais um título do Leão da Ilha, comemorada e lembrada nesta quinta-feira (22), na Ressacada. Parabéns a todos os heróis daquela conquista. O clube ainda chegou depois ao bicampeonato de 2009/2010 e a épica conquista de 2012.

Este ano o Avaí completa 94 anos de existência, em primeiro de setembro, acumulando ao longo sua trajetória no futebol catarinense, muitas conquistas. O Avaí é o time da raça, da tradição de lutar sempre. E conquistas como esta de 97 jamais serão esquecidas. “Uma alegria muito grande lembrar daqueles momentos inesquecíveis, uma equipe coesa, jogando um futebol solidário. Eu fui o artilheiro, mas não chegaríamos lá se não fosse todo o grupo”, disse o artilheiro Jacaré.

Para o torcedor lembrar um pouco daquela campanha: no primeiro turno o Avaí terminou a fase de grupos em primeiro lugar com 16 pontos. O quadrangular final teve também a participação das seguintes equipes: Atlético Alto Vale, Blumenau e Chapecoense.Quando enfrentou o time da Chapecoense na final do primeiro turno, o Avaí empatou o primeiro jogo em 2 a 2 e venceu em casa por 2 a 1 sangrando-se campeão do primeiro turno e garantindo um lugar na finalíssima do campeonato.

No returno, o time avaiano terminou em 5º colocado com 13 pontos, ficando fora do quadrangular final do 2º turno, que foi composto pelas equipes: Chapecoense, Figueirense, Joinville e Tubarão.
O Tubarão levou a melhor na final contra o Joinville, ganhando assim o direito de disputar com o Avaí o título do campeonato catarinense.

O último jogo da final ficou programado para acontecer na Ressacada, aproveitando-se disso, o Avaí deixou para decidir tudo em casa após empate de 0 a 0 em Tubarão. Na Ressacada, a festa foi completa com os 2 x 0 e os gols de Jacaré.

Fizeram parte da conquista os jogadores: Carlão, Rudimar, Cedenyr, Itá, Viola, Cláudio, Raul, Altair, Fabiano, Evandro Guimarães, Evandro, Régis, Dirlei, Belmonte, Roberto Cavalo, Helton, Marcelo Vidal, Fantick, Claudiomir, Dão, Jacaré, Eliandro, Sandro Silva, Luis Carlos Gaúcho, Neto, Pirillo e Décio Antônio.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí finaliza preparação para enfrentar o Brusque pela Série B

O Avaí finalizou a preparação para o confronto contra o Brusque que acontece amanhã. Nesta tarde de terça-feira (18), os

Avaí vence São Joseense pelo SulBrasileiro BG Prime

As categorias Sub-14 e Sub-15 da Raça da Base entram em campo na tarde de hoje (18), diante do São

18/06/2024