Preparação física em estágio avançado

Postado por: André Palma Ribeiro

Professor Jaelson Ortiz preparou o grupo antes mesmo da volta aos trabalhos   Foto: Divulgação / Avaí FC

O trabalho de preparação física do grupo de atletas do Avaí tem sido um dos destaques neste início de pré-temporada. O objetivo do preparador físico Jaelson Ortiz é estar com o trabalho concluído até a estreia na competição, próxima quarta-feira (17). A partir desta data então, serão realizados trabalhos de manutenção e prevenção. Segundo o professor, depois desta carga intensa é normal que os atletas sigam ganhando um melhor condicionamento a partir do desenvolvimento da competição. Nesta quarta-feira (10), o processo de desaceleração já iniciou com a folga na parte da manhã.

“Pensamos muito diante do calendário deste ano, que é mais curto do que ano passado. Nós tivemos em 2017 três semanas para trabalhar e agora apenas duas semanas. A gente utilizou a seguinte estratégia: antes de os atletas entrarem em férias, fizemos uma programação para este período, principalmente na primeira semana com a manutenção dos níveis de força e exercícios de prevenção à lesão e corrida. Então, estes atletas chegaram numa condição interessante. Começamos a pré-temporada em alta intensidade. Agora estamos ajustando, diminuindo um ou aumentando para outro. Muita intensidade, sempre mesclando físico e técnico”, disse Jaelson.

O professor acrescentou que a partir de agora vai baixar um pouco mais a carga física e dar atenção à prevenção de lesões. Liberdade maior para os trabalhos com bola do técnico Claudinei Oliveira. “Os atletas precisam estar mais inteiros para a estreia”, completou. Sobre o atual estágio do grupo, Jaelson disse que está melhor do que o esperado. “Apenas uma semana de pré-temporada e os atletas já estão respondendo bem a todos os estímulos. Com certeza eles vão continuar evoluindo. Mas como falei, o período de férias e o trabalho que eles realizaram lá foi fundamental para atingir o razoável e depois continuar ganhando com o desenvolvimento da competição”, concluiu.

Neste trabalho em Águas Mornas, o trabalho de preparação dos 30 atletas não é feito apenas por Ortiz, o chefe da equipe, mas pelos demais integrantes da preparação física. Estão com esta missão o preparador físico Léo Fidélis e o auxiliar trazido da base Éverton Luan. Além do fisiologista do clube, Pedro Mohr e do fisioterapeuta Marcos Prado (Marcão).

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí vence São Joseense pelo SulBrasileiro BG Prime

As categorias Sub-14 e Sub-15 da Raça da Base entram em campo na tarde de hoje (18), diante do São

18/06/2024

Confira o Guia da partida diante do Brusque-SC

Já está disponível o Guia da Partida para a disputa diante do Brusque-SC, válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro