
O templo azul e branco está de aniversário. O Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, está completando 36 anos neste dia 15 de novembro. A inauguração ocorreu em 1983, oportunidade em que foi realizado um jogo amistoso frente ao Vasco da Gama.
O recorde de público do estádio foi 32.226 (25.735 pagantes) na final do Estadual de 1988, quando o Avaí sagrou-se campeão estadual. Este foi o primeiro título do Avaí em sua nova casa, a Ressacada. O maior ídolo da Ressacada é o capitão Marquinhos, também recordista de gols do estádio, seguido por Décio Antônio.
Ao longo dos 36 anos de história, o Estádio da Ressacada, projetado pelo arquiteto Davi Ferreira Lima, já viveu muitas histórias, quatro decisões de título, três jogos da Seleção Brasileira e outros tantos jogos internacionais. E mais, o dia 25 de abril de 2012, tornou-se uma data histórica para a Ressacada, e não foi com bola rolando. O show do britânico Paul McCartney, que transformou numa onda o embalo de cerca de 30 mil fãs. Os primeiros acordes de Magical Mystery Tour quase não podiam ser ouvidos, tamanha a vibração. Um Beatle na Ilha da Magia e na Ressacada, queres mais?
O Estádio da Ressacada foi erguido em uma grande área verde no Sul da Ilha. Um esqueleto de concreto que foi ganhando contornos modernos a partir da evolução patrimonial do clube. E evoluiu tanto que a partir de 2008 ganhou uma nova área coberta, com camarotes e áreas VIPs. O estádio da Ressacada é um dos mais modernos e bonitos de Santa Catarina. Um orgulho para o torcedor Azurra.
O estádio tem o seu nome em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, entre 1947 e 1951, o Doutor Aderbal Ramos da Silva, torcedor do Avaí. Mas é conhecido como Ressacada, já que está situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome, dentro do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Cabe destacar ainda que a primeira iluminação da Ressacada foi inaugurada em 31 de maio de 1986, no jogo amistoso entre Avaí e Fluminense, que terminou em 0 a 0. O placar eletrônico da Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de março de 2009, num clássico entre Avaí x Figueirense, pelo Estadual, com empate em um gol.
Na atual gestão do presidente Francisco José Battistotti, o patrimônio foi valorizado com a reforma geral em toda a cobertura do setor A, criação do espaço Vip E CÔZA MÁSH QUIRIDA, troca completa do sistema de iluminação, – que agora é com sistema Led -, e a construção da nova academia de musculação, considerado entre as melhores do Brasil. Também foi reformado o gramado principal, que é hoje um dos mais elogiados do Brasil. No CFA, – Centro de Formação de Atletas João Nilson Zunino -, o gramado do Campo 01 foi reformado, ficando nas mesmas condições do gramado do estádio. Também no CFA, foram instalados vestiários e uma sala de imprensa. O espaço é denominado Maria de Lourdes.
O massagista Delmar Pereira, o roupeiro Duca e o chefe de serviços gerais Adenir, são três profissionais do clube com história no templo azul e branco. São colaboradores com mais de 30 anos de serviços prestados ao Avaí.
Mas a Ressacada de seus 36 anos tem os títulos de 1988, naquela final de público recorde diante do Blumenau, vitória de 2 x 1; tem a conquista de 1997, com o artilheiro Jacaré, diante do Tubarão; o título de 2009 com Marquinhos, Evando e Eduardo Martini, na histórica final diante da Chapecoense, e vitória na prorrogação, com direito a goleada; a conquista do estadual de 2010 sobre o Joinville, o bicampeonato. Fechando as conquistas, em 2018 o Avaí derrotou a Chapecoense, conquistando mais um título Estadual.