Sabas: três gerações de atacantes

Postado por: avai.abstrato.ventures

Foto: Papiola Gomes / Avaí F.C.


O Avaí Futebol Clube recebeu no sábado (5) a visita de Sabas de Souza Filho e Áureo de Souza, filho e neto do atacante Sabas, respectivamente, que defendeu o Avaí entre 1926 e 1933, atuando em pelo menos 55 partidas e marcando 14 gols. Sabas foi o autor do primeiro gol do estádio Adolfo Konder, na vitória avaiana sobre o Tamandaré pelo placar de 3 x 0.

A família Souza produziu três gerações de atacantes, já que Sabas foi atacante do Avaí, Sabas Filho do Tamandaré e Áureo dos juniores do Avaí. Sabas Filho relembrou o período em que seu pai defendeu o Avaí, lembrando que seu tio Bida, irmão de Sabas, também foi jogador do Avaí, atuando como zagueiro entre 1926 a 1930.

“É com grande satisfação e alegria que a família recebe essa homenagem. Lutamos por muito tempo por esse reconhecimento, não gostaríamos de deixar passar em branco. Muitas pessoas não tem essa noção de quem ele era, de onde morava, os hábitos e costumes e de sua luta e seu empenho junto a essa nação avaiana. Fomos muito bem recebidos, meu pai voltou para casa comigo igual a uma criança com a camisa e as homenagens a ele e ao meu avô”, conta Áureo.

Sabas e suas histórias farão parte do Memorial do Avaí, a ser inaugurado em 2023. “Quem não reconhece o seu passado, não pode ter futuro. Estamos próximos do centenário, ano que vem, e queremos fortalecer esse regate ao passado com o Memorial e com cada vez mais histórias e personagens que construíram o nosso caminho até aqui.”, lembra o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Números na história de América Saf-MG x Avaí

Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e América-MG se

Arbitragem para América Saf-MG x Avaí, pela 12ª rodada

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a arbitragem para a partida América Saf-MG x Avaí, válida pela 12ª rodada do

20/06/2024