O Avaí Futebol Clube saúda o grande atleta do passado Nildo Teixeira de Melo, o Teixeirinha, pelos 90 anos de vida completados neste sábado, dia 3 de agosto. Nascido em Tubarão, no Sul do Estado, o ex-jogador é um dos maiores futebolistas que o Brasil e Santa Catarina já viram.
Com a camisa do Avaí
No Avaí, Teixeirinha vestiu a camisa azul e branca por ao menos duas vezes e em amistosos: em 1952, na vitória avaiana contra o América-RJ e no memorável Avaí 3 x 3 Bangu-RJ, em 1957.
O amistoso de 1957 foi um dos momentos mais marcantes de sua longa carreira, um amistoso contra seu ex-time, o Bangu de Zizinho. O time carioca fazia excursão pelos gramados catarinenses. Teixeirinha foi convocado pelo Avaí e aceitou o convite. O jogo aconteceu no estádio Adolfo Konder, que ficou completamente lotado naquele dia 24 de janeiro.
Rodrigues abriu o placar para o Avaí. Níveo, Calazans e Ubaldo viraram o jogo para o Bangu. O avaiano Nílson descontou e, no finalzinho da partida, como manda a tradição avaiana, Teixeirinha marcou o gol do empate, para delírio da multidão que aplaudiu de pé o jogador por vários minutos, após o árbitro encerrar o amistoso.
A diretoria do Avaí tentou contratar Teixeirinha. Foi lhe oferecido um jantar no tradicional Restaurante Rosa, localizado em frente à Praça XV. Quando subia as escadarias do restaurante, Teixeirinha foi abordado por um torcedor avaiano, que tentava beijar os pés do craque. A negociação com o Leão, entretanto, não se concretizou e Teixeirinha foi reincorporado ao elenco do Carlos Renaux, de Brusque.
Atualmente, o craque eterno reside com sua família entre os municípios de Itapema e Balneário Camboriú, na praia do Estaleiro.
Nossos sinceros votos de alegria àquele que nasceu apenas 28 dias do Avaí Futebol Clube, o Mais Vezes Campeão de Santa Catarina!