O Avaí foi o único clube de Santa Catarina a aderir à campanha “Torcedor Sangue Bom”, promovida pelo Ministério da Saúde. A mobilização visou aumentar os estoques de sangue dos hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período de férias escolares no mês de julho. A medida também teve como objetivo estimular o agendamento de doações para atender a população turística durante a Copa das Confederações, em junho. A meta é chegar a um milhão de doadores.
Cerca de 30 times brasileiros aderiram à mobilização, como Santos, Corinthians, Flamengo, Vasco, Fluminense, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Paysandu, Avaí, Ponte Preta, Portuguesa, Coritiba, Paraná, Santa Cruz, Sport, Botafogo, Ceará, entre outros.
A ação busca ampliar o número de doadores voluntários de sangue no país para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Atualmente, 2% da população brasileira tem o hábito de doar sangue e o número de coletas chega a 3,6 milhões de bolsas por ano no Brasil. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o governo federal trabalha para chegar ao índice de 3%.
DOAÇÃO DE SANGUE
Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 67 anos. Também podem doar os jovens de 16 e 17 anos, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.
Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas.