Homenagem a Cunha Porã

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí homenageia neste sábado a cidade de Cunha Porã, que fica no Oeste de Santa Catarina. Os goleiros avaianos estarão vestidos, na partida diante do Marcílio Dias, com uma camisa especial que retratará o município. Cunha Porã tem quase 11 mil habitantes e está distante 682 km.

História de Cunha Porã

A cidade se formou a partir de migrações de imigrantes de origem alemã, de religião evangélica, provenientes do estado do Rio Grande do Sul, que vieram para esta cidade com o intuito de ocupar áreas de terras bastante férteis que ali existiam. O início da colonização extra-oficial se dá em 19298 , todavia, oficialmente, a colonização inicial deu-se a partir de fevereiro de 1931, com a chegada dos colonos gaúchos, de origem alemã Arthur Herbes e João Kolln.

Naquele mesmo ano, em agosto, vindos da Alemanha, chegaram ao atual território Johann Georg Salfner e seu filho Georg Albert Salfner9 . Destacam-se ainda entre os primeiros habitantes do Município Wilhelm Julius Hochberger, Willibald Weinwe e Adolfo Heydt. Em meio à vegetação bastante fechada, contituída principalmente por cedros, louros, grápias, imbuias e araucárias, abriu-se uma clareira implantando-se um núcleo inicial com o nome de Cunha Porã 10 . Apesar do nome de origem tupi-guarani, não existem evidências históricas concretas de ocupação por indígenas antes da colonização.

Como o Município tinha como base de sua colonização, habitantes de origem germânica, a Segunda Guerra Mundial, estagnou um pouco o crescimento no início da década de quarenta, mas retornando em 1946, com a recepção de um número elevado de imigrantes, principiando um maior desenvolvimento8 . A Lei municipal Nº 41, do Município de Chapecó, de 30 de novembro de 1950 eleva o povoado à categoria de Distrito, fazendo o desmembramento do então distrito de Palmitos.

A emancipação político administrativa ocorreu no dia 20 de julho de 1958, pela Lei estadual Nº 348, de 21 de junho de 1958. Pela mesma Lei foram criados os municípios de Abelardo Luz, Água Doce, Campo Erê, Corupá, Faxinal dos Guedes (Cuja grafia inicial era Fachinal dos Guedes), Grão Pará, Imbituba (cuja denominação inicial era Henrique Lage), Ilhota, Luiz Alves, Jacinto Machado, Meleiro, Nova Veneza, Penha, Ponte Serrada, Pouso redondo, Praia Grande, Rio das Antas, Rio Fortuna, Rio do Oeste, Santa Cecília, São João Batista, São João do Sul, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste e Trombudo Central11 .

Muito mais tarde, alguns poucos imigrantes de origem italiana ocuparam outros espaços, tais como Pindorama e Salete.

Atualmente o município tem 30 localidades distribuídas em todo seu interior e tem suas limitações ao Norte com o Município de Maravilha e Modelo, ao Sul com Palmitos, Caibi, e Cunhataí , ao Oeste com Iraceminha e ao Leste com Saudades.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Números na história de Avaí x Caravaggio

Na história – Avaí e Caravaggio-SC jamais se enfrentaram na história. Primeiro jogo – Será em 22 de janeiro de

21/01/2025

Catarinense 2025: Arbitragem para Caravaggio-SC x Avaí, pela 3ª rodada

A Federação Catarinense de Futebol divulgou a arbitragem para a partida Caravaggio x Avaí, válida pela 3ª rodada do Campeonato

21/01/2025